Toffoli amplia sigilo de ação da defesa de Daniel Vorcaro no STF; caso envolve fraude bilionária
gazetadevarginhasi
há 4 dias
2 min de leitura
Divulgação
Toffoli aumenta sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), elevou o nível de sigilo de uma petição apresentada pela defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, sócio do Banco Master e investigado por supostas fraudes que podem chegar a R$ 17 bilhões. O documento, protocolado em 28 de novembro, pede que a investigação seja conduzida diretamente pela Corte, sob o argumento de que o caso envolve a citação de um deputado federal.
A petição foi enviada em segredo de Justiça e buscava contestar a decisão da Justiça Federal de Brasília que determinou a prisão de Vorcaro. Após o caso ser distribuído ao gabinete de Toffoli, o sigilo foi ampliado, impedindo que as iniciais do investigado e o andamento do processo sejam visualizados no sistema eletrônico do STF. Não há prazo para decisão.
Operação Compliance Zero
Daniel Vorcaro e outros executivos do Banco Master são alvos da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que apura a concessão de créditos fraudulentos pela instituição. As irregularidades, segundo a PF, podem alcançar R$ 17 bilhões. A investigação também analisa uma suposta tentativa de compra do Banco Master pelo Banco Regional de Brasília (BRB).
Habeas corpus e recurso do MPF
Na última sexta-feira (28), a desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), concedeu habeas corpus e determinou a soltura de Vorcaro e de outros quatro sócios. Eles foram liberados com uso de tornozeleira eletrônica e estão proibidos de deixar o país, atuar no setor financeiro ou manter contato com demais investigados.
O Ministério Público Federal (MPF) já apresentou recurso contra a decisão que permitiu as solturas.
Comentários