top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Tratamento para 'pior dor do mundo' deve ser oferecido gratuitamente a 50 pacientes em hospital que trata jovem em MG

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura
Foto: Carolina Arruda/Arquivo Pessoal

A Clínica da Dor da Santa Casa de Alfenas anunciou na segunda-feira (15) que oferecerá tratamento gratuito para 50 pacientes com neuralgia do trigêmeo, uma condição conhecida por causar dores intensas. A iniciativa será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar e em parceria com a Faculdade Sinpain e a Prefeitura de Alfenas.

Critérios de Seleção
A escolha dos pacientes será baseada em critérios clínicos e sociais. A Santa Casa especificou que serão considerados fatores como:
Idade do paciente
Tempo de doença
Condição clínica geral
Intensidade dos sintomas
Vulnerabilidade econômica

Documentos Necessários
Os interessados devem enviar os seguintes documentos para participar da seleção:
Documento de identidade
Comprovante de endereço
Cartão do SUS
Laudo médico e exames recentes
Carta do secretário de saúde do município de origem comprometendo-se com transporte e hospedagem
Relatório de assistente social comprovando a condição econômica. A documentação deve ser enviada por e-mail para solidariedade@santacasaalfenas.com.br.

Processo de Seleção
Após o envio dos documentos, os pacientes passarão por consultas online com a equipe médica da Sinpain. Aqueles selecionados serão agendados para consultas presenciais. Pacientes com acesso a planos e seguros de saúde não serão incluídos no programa.

Tratamento na Clínica da Dor
A estudante mineira Carolina Arruda, que sofre com uma dor intensa conhecida como "a pior dor do mundo", foi internada na Santa Casa de Alfenas no dia 8 de julho para iniciar um tratamento ainda indeterminado. O objetivo é reduzir suas dores constantes e intensas.

O médico Carlos Marcelo de Barros, diretor clínico da Santa Casa e presidente da Sociedade Brasileira para os Estudos da Dor (SBED), explicou que casos como o de Carolina devem ser tratados em centros especializados para aumentar as chances de alívio, mesmo que parcial, da dor.

Nos próximos meses, Carolina passará por um tratamento gradual na clínica, que é especializada em dores crônicas. Na primeira fase, ela receberá medicamentos endovenosos potentes e ficará internada na UTI por precaução e cuidado.

"Na primeira fase do tratamento, ela vai receber medicamentos endovenosos, que são bastante potentes para dor. [...] Ela vai ficar internada na UTI por precaução e por cuidado. Todos os protocolos de hospitais que tratam esse tipo de paciente incluem essas medicações em terapia intensiva. Ela vai ficar ali de três a quatro dias para tentarmos tirá-la desse momento agudo de sofrimento. [...] Não há expectativa que essa fase inicial vá tratar a dor dela de maneira persistente, mas precisamos tirá-la desse sofrimento agudo que já dura anos," explicou Carlos Marcelo de Barros.

A Clínica da Dor da Santa Casa de Alfenas segue dedicada a oferecer suporte e tratamento especializado para pacientes com condições dolorosas severas, visando sempre proporcionar alívio e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Fonte: G1

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page