Trump afirma que tarifas da China cairão de 145% após negociações no fim de semana
gazetadevarginhasi
8 de mai.
1 min de leitura
Nesta quinta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as tarifas impostas à China, atualmente em 145%, devem começar a cair após negociações que ocorrerão neste fim de semana na Suíça. “Não dá para aumentar mais. Está em 145%, então sabemos que vai cair”, declarou, adotando um tom otimista sobre as conversas.
As tratativas envolverão o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, e o negociador-chefe de comércio, Jamieson Greer, que se reunirão com o representante econômico chinês, He Lifeng. Trump afirmou que a reunião deve ser “muito amigável” e que os chineses estão “ansiosos para fazer isso de uma forma elegante”.
O presidente americano reforçou seu desejo de ver a China abrir mais sua economia e criticou o superávit comercial chinês com os EUA, que considera inaceitável. Ele indicou que talvez fale diretamente com o presidente chinês, Xi Jinping, após a rodada de negociações.
Essa possível reaproximação ocorre em meio a uma escalada tarifária que tem afetado a economia global. Apesar das tensões, Trump mostrou confiança em um desfecho positivo:
“Acho que teremos um bom fim de semana com a China. Eles têm muito a ganhar. Talvez até mais do que nós.”
As falas de Trump também ocorrem na véspera de anúncios importantes relacionados a tarifas envolvendo o Reino Unido e a União Europeia, ampliando o foco geopolítico das medidas econômicas de seu governo.
Comments