Trump anuncia tarifa extra de 10% para países que aderirem às políticas do Brics
gazetadevarginhasi
7 de jul.
1 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (7) que todos os países que aderirem às políticas do Brics serão submetidos a uma tarifa adicional de 10% sobre seus produtos. A declaração foi feita horas depois do encerramento da cúpula do Brics no Rio de Janeiro, que divulgou um documento final condenando ações militares contra o Irã — membro do bloco — e defendendo reformas no sistema multilateral.
Trump afirmou que as novas tarifas passarão a ser aplicadas a partir desta segunda-feira (7), às 12h (13h no horário de Brasília).
“Qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas do Brics será cobrado uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a esta política”, disse o presidente em comunicado.
O documento final da cúpula do Brics condenou os ataques contra o Irã e a Rússia, se posicionou sobre os conflitos no Oriente Médio, rejeitou ações unilaterais que, segundo o grupo, enfraquecem o sistema global e defendeu reformas no Conselho de Segurança da ONU.
O Brics é formado atualmente por África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia, além de países parceiros. Em 2025, o Brasil assumiu a presidência do bloco, com foco em fortalecer a governança global e a cooperação entre países do Sul Global.
Trump classificou as resoluções do Brics como “antiamericanas” e indicou que novas medidas econômicas poderão ser aplicadas se o bloco continuar expandindo suas alianças contra os interesses dos EUA.
Comentários