Trump assina decreto que suspende vistos para novos estudantes estrangeiros de Harvard
gazetadevarginhasi
5 de jun.
1 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta quarta-feira (4) que suspende os vistos de novos estudantes estrangeiros da Universidade de Harvard. A medida proíbe a entrada no país de qualquer aluno da instituição com vistos das categorias F, M ou J, e ainda orienta o Departamento de Estado a revogar os vistos existentes.
Segundo o presidente, a decisão é motivada por razões de segurança nacional. O texto do decreto menciona alertas do FBI, que afirmam que adversários estrangeiros estariam se aproveitando da facilidade de acesso ao ensino superior americano para roubar tecnologia, espionar pesquisas e espalhar desinformação.
Trump também acusou Harvard de manter parcerias com adversários estratégicos dos EUA, especialmente a China, de quem teria recebido mais de US$ 150 milhões. De acordo com ele, a universidade acolheu membros do Partido Comunista Chinês e colaborou com pesquisas que “podem auxiliar na modernização militar chinesa”.
Ainda segundo o presidente, Harvard não tem fornecido informações adequadas ao Departamento de Segurança Interna sobre atividades suspeitas ou ilegais de estudantes estrangeiros, dificultando o monitoramento e a fiscalização.
A medida é mais um capítulo do embate entre Trump e Harvard, iniciado em abril, quando a universidade se recusou a implementar exigências do governo relacionadas ao combate ao antissemitismo. O governo federal, em resposta, congelou US$ 2,2 bilhões em subsídios federais destinados à instituição. Tentativas anteriores de bloquear a matrícula de estrangeiros foram derrubadas judicialmente, o que levou Trump a agora suspender os vistos diretamente.
Em nota anterior, Harvard classificou a medida como ilegal e uma violação da Primeira Emenda, argumentando que estudantes estrangeiros representam um quarto do corpo estudantil e são fundamentais para a missão da universidade.
Comentarios