Trump cogita tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas europeias
gazetadevarginhasi
13 de mar. de 2025
2 min de leitura
Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas da União Europeia (UE) em retaliação à decisão do bloco de aumentar as tarifas sobre o uísque americano. A declaração foi feita na quinta-feira (13), por meio de sua rede social, o Truth Social, e intensifica as tensões comerciais entre Washington e Bruxelas.
A medida seria uma resposta à tarifa de 50% imposta pela UE sobre bebidas destiladas dos EUA, anunciada na quarta-feira (12). A decisão do bloco veio após a entrada em vigor de tarifas de 25% aplicadas por Trump sobre o aço e o alumínio europeus, reacendendo uma disputa comercial entre as duas potências.
“Se esta tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve colocarão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e produtos alcoólicos saindo da França e de outros países representados pela UE”, escreveu Trump. “Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA.”
EUA e UE em nova escalada comercial
A União Europeia classificou as novas tarifas dos EUA como “injustificadas” e reagiu com contramedidas que incluem tarifas sobre US$ 28 bilhões em produtos americanos, como barcos, bourbon e motocicletas. As tarifas europeias devem entrar em vigor em abril.
A indústria de bebidas alcoólicas norte-americana já manifesta preocupação com os impactos da disputa. Chris Swonger, CEO do Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos (DISCUS), criticou a decisão da União Europeia e alertou para as consequências no setor.
“As tarifas de 50% da UE sobre bebidas destiladas americanas são profundamente decepcionantes e prejudicarão severamente os esforços para reconstruir as exportações de bebidas destiladas dos EUA para os países da UE”, afirmou Swonger em comunicado.
Críticas de Trump à União Europeia
Trump, que já havia prometido responder às tarifas retaliatórias da UE, voltou a atacar o bloco europeu, classificando-o como “uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo”.
Ele afirmou ainda que a União Europeia “foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos” e criticou a imposição da tarifa sobre o bourbon norte-americano, chamando a medida de “desagradável”.
A escalada na guerra comercial entre EUA e UE deve ser um dos principais temas de debate econômico nos próximos meses, especialmente com as eleições presidenciais nos Estados Unidos marcadas para novembro.
Comentários