top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Trump recua e fecha “maior acordo já feito” com Japão, que investirá US$ 550 bi nos EUA!

  • gazetadevarginhasi
  • 23 de jul.
  • 2 min de leitura

ree
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira (22) um acordo comercial com o Japão que reduzirá as tarifas de importação entre os dois países para 15%, contra os 25% anunciados em abril. O acerto ainda prevê um investimento de mais de US$ 550 bilhões do Japão nos EUA e a ampliação da oferta de automóveis japoneses no mercado americano.
Além disso, os dois países firmaram parceria para a produção de gás natural liquefeito no Alasca. Segundo Trump, o acordo criará “centenas de milhares de empregos” e é “o maior já feito” com o Japão.
O anúncio também incluiu acordos semelhantes com a Indonésia e as Filipinas, que conseguiram reduzir tarifas em troca de contrapartidas para produtos americanos. As Filipinas ainda assinaram uma nova parceria militar com os EUA.
As negociações fazem parte de uma estratégia de Trump para reequilibrar o comércio internacional, após ter anunciado em abril tarifas para 185 territórios, justificando a medida como forma de reduzir a dívida americana. Na época, ele suspendeu as taxas por 90 dias para buscar acordos, como fez também com a China, que já tinha taxas previstas em mais de 200% e agora foram reduzidas para 30%.
As novas tarifas para países sem acordo entram em vigor em 1º de agosto. Enquanto isso, Trump vem enviando cartas com as novas tarifas e ameaças em caso de retaliação — como fez com o Brasil, taxado em 50%, alegando que o país persegue politicamente Jair Bolsonaro e desequilibra o comércio.
O presidente Lula criticou a justificativa de Trump, negou que a economia americana esteja em desvantagem no comércio com o Brasil e prometeu reagir com a Lei da Reciprocidade caso os EUA não recuem.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page