Varginha destaca avanços do SIM/VGA no primeiro Congresso Nacional de Inspeção Municipal
gazetadevarginhasi
há 8 minutos
2 min de leitura
Reprodução
A Médica Veterinária Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Varginha, Amanda Marques Ballesteros, esteve presente no primeiro Congresso Nacional de Serviços de Inspeção Municipal (CONASIM) ocorrido na cidade de Guarapari, Espírito Santo entre os dias 12 e 15 de novembro de 2025.
O evento reuniu as maiores autoridades das área de inspeção e fiscalização de alimentos de origem animal, incluindo os Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento propôs debater a política de descentralização do serviço de inspeção, fortalecer e conectar a comunidade profissional da inspeção em todo o Brasil, promover a troca de experiências entre Municípios, Estados e União e contribuir diretamente para o aperfeiçoamento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA. A coordenadora também participou da visita técnica em três unidades de agroindústrias familiares, sendo um laticínio, uma unidade beneficiadora de pescados e uma unidade beneficiadora de produtos cárneos.
Segundo a Veterinária Amanda, incentivar a participação de servidores em eventos desse porte é de suma importância para a administração pública, pois agrega técnica e conhecimento a novas ideias nos processos legais de orientação aos produtores da agricultura familiar.
O SIM/VGA foi o quinto município mineiro a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Durante o congresso, a médica veterinária teve oportunidade de apresentar os investimentos da Prefeitura de Varginha para fortalecer o SIM/VGA e, assim, incentivar a produção familiar e artesanal sem abrir mão da garantia da qualidade e inocuidade dos alimentos.
O compromisso com o agronegócio e o incentivo aos pequenos produtores são pautas relevantes para o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Marcos Paiva Foresti. Para a coordenadora do SIM/VGA “Os esforços empregados para regularizar os produtores rurais, combater a clandestinidade e oferecer oportunidades de crescimento à agricultura familiar compensam o fato de sabermos que no nosso município luta pela saúde pública e pela dignidade dos produtores locais. Todos produtos de origem animal (leite e derivados lácteos, produtos cárneos, produtos de pescado e produtos das abelhas) produzidos aqui passam por rigorosa inspeção e análise laboratorial. E, ainda, podem ser comercializados em todo território nacional. Isso tudo é derivado de muito trabalho dos fiscais do Serviço de Inspeção Municipal e, ainda,