Aluno de escola pública de MG conquista nota mil na redação do Enem
gazetadevarginhasi
29 de jan.
2 min de leitura
fonte: g1
Um estudante de escola pública de Areado, no Sul de Minas, alcançou a nota máxima na redação do Enem 2025. Victor Hugo Oliveira Abreu, de 17 anos, obteve 1.000 pontos na prova de redação e terminou o exame com média geral de 861,16.
Além do excelente desempenho na escrita, Victor também se destacou em Matemática e suas Tecnologias, alcançando 923,7 pontos. O resultado reforça o objetivo do jovem de ingressar no curso de Ciências da Computação.
Aluno da Escola Estadual João Lourenço — a única escola estadual do município, que tem cerca de 14 mil habitantes — Victor construiu sua preparação ao longo de todo o ano com disciplina e constância. Ele estudava cerca de quatro horas por dia em casa, complementando o aprendizado com aulas na escola e apoio de professores online. Nos fins de semana, a carga de estudos chegava a sete horas diárias.
Segundo o estudante, a correção frequente das redações pelos professores foi essencial para aprimorar sua escrita. Ele conta que começou a levar a preparação mais a sério após fazer o Enem como treineiro em 2024 e perceber que precisaria de uma dedicação maior para alcançar a pontuação necessária ao curso desejado.
A escola também teve papel importante nesse processo. De acordo com a direção, a instituição adota como diretriz incentivar os alunos do ensino médio a se prepararem para o Enem, vestibulares e também para o mercado de trabalho. Entre as ações oferecidas estão simulados, visitas a universidades da região e incentivo à participação em olimpíadas do conhecimento.
Para manter a rotina de estudos, Victor precisou reduzir o tempo dedicado a jogos no computador, um de seus hobbies. Ainda assim, ele destaca a importância de equilibrar o esforço com momentos de lazer para evitar o esgotamento. Apaixonado por escrita — ele já publicou um livro —, o estudante usou esse interesse como ferramenta para melhorar seu desempenho na redação.
O tema da redação do Enem 2025, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, foi, segundo ele, a parte mais desafiadora da prova. Durante a resolução das questões objetivas, Victor aproveitou para anotar ideias que pudessem ser usadas no texto dissertativo-argumentativo.
Com o bom resultado, ele já traça planos para o futuro: pretende cursar Ciências da Computação e, posteriormente, estudar para concursos na área de perícia da Polícia Federal. Para Victor, disciplina e dedicação são os principais caminhos para alcançar grandes objetivos acadêmicos.
Comentários