top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Café da Mantiqueira de Minas conquista paladares e reforça posição de destaque no mercado internacional

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Fotos: Divulgação SEBRAE


Com terroir único e práticas sustentáveis, cafés produzidos no Sul de Minas atraem compradores do exterior e consolidam o reconhecimento da região no mercado global.

Produzidos em altitudes acima de mil metros, os cafés da Mantiqueira de Minas chamam atenção pelo sabor marcante e pela expressão do terroir local — combinação de clima ameno, solos férteis, relevo montanhoso e técnicas de cultivo que resultam em bebidas com notas cítricas, florais e frutadas, além de nuances de caramelo e chocolate. O resultado coloca a região entre os principais polos de cafés especiais do Brasil e do mundo.

Reconhecida como Denominação de Origem (DO) desde 2020, após obter a Indicação de Procedência (IP) em 2012, a Mantiqueira de Minas reúne 25 municípios e mais de oito mil produtores dedicados à cafeicultura de excelência.
Para reforçar a transparência e conectar consumidor e produtor, a região adota sistemas de rastreabilidade via QR Code nas embalagens, permitindo acesso à história do lote e localização da fazenda.
“A abertura de novos mercados é resultado de anos de dedicação, aprimoramento técnico e união entre produtores, cooperativas e instituições parceiras”, afirma Alessandro Hervaz, presidente da Aprocam.

Sustentabilidade e inovação
A Mantiqueira tem se destacado também na adoção de práticas de agricultura regenerativa, preservação da biodiversidade e uso racional dos recursos naturais. Essas ações elevam a qualidade do café e fortalecem a imagem dos produtores brasileiros no exterior.
“Mais do que um café de excelência, cada xícara expressa o equilíbrio entre natureza, conhecimento e inovação”, destaca Rogério Galuppo, analista do Sebrae Minas.

Interesse internacional em expansão
Entre 1º e 4 de novembro, 14 compradores de América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia visitaram propriedades produtoras na região para conhecer processos, novas cultivares e métodos de colheita e pós-colheita.

A experiência surpreendeu o grupo.
“Em cada xícara, foi possível sentir o cuidado e a paixão desses produtores. É inspirador ver o compromisso com o cultivo orgânico e sustentável”, relata Kevser Atmaca, cofundadora da Niji Coffee Co., da Turquia.
Para Pangyu Choi, do grupo SBC, da Coreia do Sul, a visita confirma o potencial internacional da região:“Vim em busca de cafés especiais, e acredito que a Mantiqueira de Minas seja o lugar certo para encontrá-los.”

A missão ocorreu às vésperas da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, e foi promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sistema Faemg/Senar, Espresso&CO e CNA, com apoio da Aprocam.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul


Gazeta de Varginha

bottom of page