top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Minas Gerais - 09/04/2024






15 vereadores trocam de sigla em Ipatinga
Dos 19 vereadores de Ipatinga, 15 trocaram de partido dentro do prazo estipulado por lei. Isto porque terminou no último sábado (5), a janela partidária. Já nestes novos partidos, os parlamentares devem concorrer à reeleição para o cargo de vereador já pelo novo partido do qual foi filiado. A Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995) determina que os mandatos são dos partidos, e não dos vereadores e que estes são eleitos pelo modelo do voto proporcional. Porém, a legislação abre uma brecha, conhecida como janela partidária, que permite a troca de legendas seis meses antes do pleito, para que eles possam trocar de partido sem perder o mandato. (Jornal dos Vales – Ipatinga)
 
Bem Brasil fecha parcerias
A empresa líder de vendas de batatas congeladas no Brasil, Bem Brasil, estará presente como parceira bronze na Copa Internacional de Mountain Bike, que é seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris e atrai atletas de aproximadamente 50 países. Além disso, a Bem Brasil fornecerá batatas para ambos os eventos, que acontecerão em abril em Araxá, Minas Gerais, com expectativa de público superior a 60 mil pessoas. A parceria busca ampliar a visibilidade da marca em âmbito nacional e internacional, aproveitando o potencial dessas competições no ciclismo para promover hábitos de vida saudáveis. (Clarim.net)
 
Atleta da Caldense fica em 10º lugar
O atleta da Caldense, Rafael Leôncio, competiu a 28ª Maratona Internacional de São Paulo na manhã de domingo, 7. Rafael apresentou um grande desempenho entre os principais atletas do Brasil e do mundo, cruzando a linha de chegada em 10º lugar. Participaram cerca de 18 mil corredores e as premiações somadas dos primeiros colocados de cada categoria chegaram a 40 mil reais. Rafael Leôncio foi o sétimo melhor brasileiro da prova, fazendo tempo próximo ao de corredores renomados como Ederson Vilela, Renílson Silva, Geílson Conceição, entre outros. (Jornal da Mantiqueira) https://www.jornalmantiqueira.com.br/2024/04/09/atleta-da-caldense-rafael-leoncio-fica-em-10o-lugar-na-maratona-de-sao-paulo/
 
Fundação de Arte inaugurada em BH
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) expandiu suas atividades com a inauguração da Faop Liberdade em Belo Horizonte, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com o Centro de Arte Popular (CAP). A nova unidade, localizada no Circuito Liberdade, oferecerá uma série de ações culturais, como exposições, rodas de conversa e oficinas, totalmente gratuitas. Essa é a terceira extensão da Faop fora de Ouro Preto, seguindo os exemplos de Paracatu e Guaxupé. A próxima cidade a receber uma unidade será Santa Luzia.  (Jornal Andradas Hoje)
 
Vale do Lítio muda o Vale do Jequitinhonha
O Vale do Jequitinhonha registrou um aumento significativo de 18,45% na abertura de empresas em 2023, impulsionado pelo investimento no setor de extração de lítio. A presença de grandes empresas na região, como a Sigma Lithium, está gerando desenvolvimento econômico e novas oportunidades de emprego e empreendedorismo local. O Vale do Lítio se destaca como um polo em ascensão, atraindo investidores e impulsionando a economia regional. (Balcão News)
 
Venda de combustíveis cresce em MG
As vendas de combustíveis em Minas Gerais no primeiro bimestre de 2024 registraram um aumento de 8,5%, totalizando 2,61 milhões de metros cúbicos, impulsionadas principalmente pelo crescimento expressivo do consumo de etanol hidratado, que aumentou 86% no período. O diesel também teve destaque, com um aumento de 6,6% nas vendas. Por outro lado, as vendas de gasolina diminuíram 11,6%. Em fevereiro, as vendas totais de combustíveis no estado alcançaram 1,2 milhão de metros cúbicos, apresentando um crescimento modesto de 0,8% em relação ao mesmo mês de 2023 e uma queda de 6,34% em comparação com janeiro.
 
Congada participa de festa em Aparecida
Em comemoração a 115ª festa em louvor a São Benedito no município de Aparecida (SP), a Congada de Carvalhópolis Santa Efigênia participou da Consagração das Congadas e Moçambique no Santuário Nacional de Aparecida na festa que acontece logo depois da Pascoa. O evento teve a participação de mais de 200 grupos de congada e Moçambique, que por lá estiveram marcando presença no movimento “tamborizado” dos congos, catopés, moçambique desde a Praça do Santuário em procissão até o altar de exposição da Santa (Nossa Senhora) em seu santuário. O grupo de Congada Santa Efigênia é um bem imaterial registrado como Patrimônio Cultural de Carvalhópolis. (Jornal Panorama)

Σχόλια


bottom of page