top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Minas Gerais - 19/03/2024




MPMG pede suspensão de mineração
O Ministério Público de Minas Gerais solicitou a suspensão imediata das atividades minerárias da Fleurs Global Mineração Ltda., próxima à Serra do Curral, em Raposos, e a nulidade do licenciamento ambiental da empresa. A ação visa também o pagamento de indenização por danos ambientais e morais coletivos no valor de R$ 30 milhões. A mineradora é acusada de diversas irregularidades ambientais desde o início de suas operações em 2018. O MPMG busca garantir a paralisação das atividades e a reparação integral dos danos causados ao meio ambiente. (Folha de Sabará)
 
Minas Trend 31ª edição
Entre os dias 16 e 18 de abril, Belo Horizonte sediará a 31ª edição do Minas Trend, reconhecido como o maior salão de negócios de moda da América Latina. O tema “Onde a moda movimenta o mercado” para esta edição, destaca-se como uma vitrine essencial para as criações, produções e comercializações no âmbito da moda mineira e brasileira. O evento destacará coleções de primavera-verão de 2025, com mais de 100 marcas em diversos setores, incluindo moda infanto-juvenil. Além disso, haverá uma programação diversificada que se estenderá para além do Minascentro (Balcão News – Belo Horizonte)
 
Araguari registra 90,31% de frequência
A Prefeitura de Araguari fez um levantamento sobre o uso do faceSchool e apurou que o  sistema de reconhecimento facial está revolucionando a educação e aumentando a frequência escolar, para uma média de 90,31%. “Com a ajuda da comunidade, estamos garantindo que todos os alunos recebam a educação que merecem. E para 2024, nosso desafio é manter a frequência escolar acima de 90% em todas as escolas”, ressaltou a prefeitura. O faceSchool é uma solução desenvolvida para efetuar o controle de acesso nas instituições de ensino em geral, além do registro de presença de estudantes nas unidades educacionais por Biometria Facial. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
 
Cemig disponibiliza troca de lâmpadas
A Cemig está com uma nova inciativa do Programa de Eficiência Energética em Minas Gerais, o que representa uma boa oportunidade para aqueles que querem economizar energia. A ação permite que clientes residenciais de Divinópolis substituam, de forma gratuita, até sete lâmpadas antigas por outras de tecnologia LED. De acordo com o gerente de eficiência energética da Cemig, as lâmpadas de LED são mais adequadas para as residências porque apresentam durabilidade superior e maior eficiência. A iniciativa busca, sobretudo, incentivar o uso sustentável da energia no dia a dia.  (Portal G37 de Notícias – Divinópólis)
 
Ipatinga terá Festival da Criança
Em Ipatinga, o Festival da Criança oferece uma programação especial de espetáculos teatrais infantis e contação de histórias inspiradas na cultura mineira, entre os dias 24 e 28 de março. Os espetáculos abrangem uma variedade de temas e estilos, desde uma releitura mineira de "João e Maria" até uma homenagem poética aos professores do Brasil com "Prof. Maluquinha!". Além disso, há contação de histórias como "João Mata Sete" e "Nossa Brincadeira de Boi", que prometem encantar o público de todas as idades. (Portal Silmara de Freitas – Ipatinga)
 
Programa melhora genética de bovinos
O Programa Mais Pecuária Brasil, voltado para pequenos e médios produtores rurais de Sete Lagoas, tem sua primeira etapa marcada para o dia 23 de abril, em parceria entre a Prefeitura e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil. Com foco no melhoramento genético do rebanho bovino, o programa visa oferecer aos produtores a oportunidade de inseminação artificial com sêmen de touros geneticamente comprovados, visando melhorar a genética leiteira e de corte dos rebanhos. (Diário Sete Lagoas)
 
Exposição de fotografia em Ouro Preto
A exposição "Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto", que inaugura no dia 23 de março no Museu Casa dos Contos, apresenta imagens pouco conhecidas do grande público sobre a tradicional festa mineira. A seleção de imagens contempla trabalhos de estrangeiros e brasileiros, incluindo registros etnográficos e de cinema documental. A exposição destaca a singularidade estética dos rituais da festa em Ouro Preto, que transcende os limites da devoção local, alcançando repercussão nacional. Cada imagem apresenta um arranjo particular entre o documental, o poético e o etnográfico. (O Liberal – Ouro Preto)
 
Paraíso inaugura Centro
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil Oscar Scavazza, financiado totalmente pela própria administração. O evento contou com a presença de alunos, pais, equipe pedagógica e diversas autoridades, marcando um momento histórico para o município. As obras do CMEI iniciaram em 2022 e o novo centro tem capacidade de estrutura para atender cerca de 250 crianças. A iniciativa resultou na construção da maior unidade escolar do município, destacando-a como um marco para a Educação local. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Comments


bottom of page