Conselho de Relações Internacionais da FIEMG se reúne pela primeira vez em 2023
Hariel Pierrotti
4 de mar. de 2023
2 min de leitura
Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Cônsules, presidentes de sindicatos e representantes do poder público se juntaram aos membros do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG e participaram na última quinta-feira, 02/03, da primeira reunião do grupo de trabalho em 2023.
O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias, em Belo Horizonte, também foi transmitido pela internet. Já na abertura da reunião, o presidente do Conselho, Alexandre Mello, celebrou os resultados conquistados ao longo do ano passado e detalhou a agenda de eventos internacionais de 2023. Ele destacou a realização do EEBA - Encontro Econômico Brasil - Alemanha, nos dias 13 e 14 de março, na capital mineira, da Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil - Japão, em julho, e da Missão para a China, no segundo semestre. Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG e secretária executiva do colegiado, lembrou que essa agenda é essencial para que Minas Gerais consiga atrair potenciais investidores e novos parceiros comerciais.
Pauta Comercial
Marcello Faria, diretor de Promoção de Exportações e Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG), participou da reunião e explicou como está estruturada, atualmente, a agenda de negócios internacionais no Estado.
De acordo com ele, a política de comércio exterior em Minas é baseada em dois princípios básicos: diversificação de mercados e agregação de valor à pauta exportadora.
Em 2022, as importações de Minas Gerais (US$ 17,5 bilhões) atingiram o melhor patamar em 20 anos. Já as exportações mineiras (US$ 40 bilhões) alcançaram a marca mais positiva da última década.
Marcello Faria ressaltou ainda que, no ano passado, o fluxo comercial no Estado cresceu 12% se comparado ao de 2021. Além disso, em 2022, 362 dos 853 municípios mineiros exportaram ao menos um produto, com destaque para o café, a soja e a carne bovina.
Corpo Consular em Minas
Também esteve no encontro o diretor secretário do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais, Ramaya Vallias, que ressaltou que Belo Horizonte já nasceu com uma tendência de internacionalização. Segundo ele, o principal objetivo dos consulados é garantir a aproximação de Minas com outros países, por meio de negócios e parcerias.
Comentários