top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Câmara Aprova Urgência para Projeto que Revoga Aumento do IOF

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de jun.
  • 1 min de leitura
ree
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (16) o requerimento de urgência do projeto que revoga o decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A votação foi de 346 votos a favor e 97 contra.
Após a medida provisória do governo, publicada na última quarta-feira (11), que aumentou impostos, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) já havia demonstrado insatisfação e indicado que pautaria a urgência.
O requerimento permite que o texto seja analisado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões temáticas. A análise do mérito da proposta deve ocorrer nas próximas semanas.
Mais cedo, Motta comentou com jornalistas que a aprovação da urgência seria uma mensagem ao governo sobre o sentimento dos parlamentares. Segundo ele, há um esgotamento entre os deputados com medidas que aumentam a arrecadação por meio do aumento de impostos, em vez de cortes de gastos.
O presidente da Câmara também falou sobre a reunião que teve no sábado com o presidente Lula, além de uma nova reunião nesta segunda-feira com líderes partidários, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. De acordo com Motta, sua missão é expressar o sentimento dos deputados "que não estão à vontade em apoiar essa agenda de aumento de impostos".
Motta ainda afirmou que há um compromisso do governo com a redução de despesas.
“Não tem como ter uma agenda de corte de despesas sem que o Executivo entre nessa pauta. É fundamental que o Executivo participe. O Congresso tem sido correto, aprovou tudo o que o governo mandou para cá, demonstrando responsabilidade com o país”, afirmou.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page