top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ipatinga debate o futuro da educação mineira em etapa da Conferência Estadual

  • gazetadevarginhasi
  • 10 de out.
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
A cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, será palco de um momento crucial para a educação pública de Minas Gerais. No próximo dia 12 de novembro, às 18h, a Escola Municipal Padre Bertollo, no bairro Cidade Nobre, sediará a etapa municipal da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (CEEMG 2025–2027). A iniciativa marca o início de um processo democrático que irá definir as diretrizes do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais (PEEMG 2028–2038), documento que orientará as políticas educacionais do estado pelos próximos dez anos.
Mais do que metas e estratégias, o PEEMG representa o compromisso coletivo com uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente referenciada. Atualmente instituído pela Lei nº 23.197/2018, que rege o plano em vigor para o período 2018–2028, o novo documento está em fase de construção e será elaborado a partir do diálogo entre a sociedade civil, educadores, estudantes e gestores públicos.
A CEEMG é organizada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e outras instituições. A etapa municipal, realizada entre setembro e novembro de 2025, é a base de um processo deliberativo que convoca a população mineira a decidir o futuro da educação no estado.
Em Ipatinga, o encontro será um espaço para ouvir diferentes vozes e consolidar propostas alinhadas às realidades e necessidades locais, conectando o município ao debate mais amplo em nível estadual. Para a secretária de Educação do município, Ana Cristina Neves Abreu, trata-se de uma oportunidade única para a população influenciar diretamente na formulação de políticas públicas. “Cada voz conta, e cada proposta pode fazer a diferença para o futuro de nossas crianças e jovens”, enfatizou.
As propostas discutidas na etapa municipal de Ipatinga serão encaminhadas para a etapa territorial, prevista para abril de 2026, e posteriormente para a etapa final, em setembro do mesmo ano. O resultado será reunido no Documento Final da Conferência, que servirá de base para a elaboração do Projeto de Lei do novo Plano Estadual de Educação, a ser submetido à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page