top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MEC abre inscrições para o Enare com mais de 11 mil vagas em programas de residência

  • gazetadevarginhasi
  • 26 de jun.
  • 1 min de leitura

ree
Foram abertas nesta quarta-feira (25) as inscrições para o Enare (Exame Nacional de Residência), exame que seleciona candidatos para programas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional em saúde. A prova é coordenada pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vinculada ao MEC (Ministério da Educação).
O prazo para inscrições vai até o dia 18 de julho e deve ser feito por meio da página oficial do Enare. Ao todo, são ofertadas 11.388 vagas, um crescimento de cerca de 28% em relação à edição anterior. Participam 237 instituições públicas e privadas com ou sem fins lucrativos, desde que reconhecidas pelo MEC.
Do total de vagas, 3.547 são destinadas à residência multiprofissional (voltada a profissionais de áreas da saúde, exceto medicina), 781 são para residência uniprofissional (com foco em uma única área), e 7.060 são para residência médica — das quais 153 estão reservadas para a área militar.
Para as especialidades médicas (com ou sem pré-requisito), o período de inscrição também vai de 7 a 18 de julho. Este ano, o processo seletivo será composto por uma única etapa: prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, responsável por 100% da nota final.
Uma novidade do Enare 2025 é a integração com o Enamed, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. O Enamed, realizado pelo Inep, será obrigatório para todos os estudantes de medicina concluintes e poderá ser utilizado como nota para os programas de residência médica de acesso direto.
A Ebserh destaca que, para as instituições participantes, o modelo reduz custos e burocracias, além de minimizar a ocorrência de vagas ociosas. Para os candidatos, a vantagem é poder disputar vagas em todo o país com apenas uma inscrição.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page