Minas brilha na Matemática: professores são destaque nacional e vão à China
gazetadevarginhasi
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Minas Gerais alcançou um feito inédito ao se destacar como o estado com o maior número de medalhas de ouro na edição de 2025 da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Seis docentes mineiros estão entre os 20 vencedores da principal premiação da competição nacional, que reconhece iniciativas pedagógicas de excelência no ensino da disciplina.
Os premiados são Thais Maria Barbosa Goulart, de Sarzedo; Wagner Monte Raso Braga, de Betim; Erika Dagnoni Ruggiero Dutra, de Manhuaçu; Felipe Corrêa da Cruz Escobar, de Juiz de Fora; Brian Diniz Amorim, de Belo Horizonte; e Francisco Ramalho da Silva, de Raul Soares. A conquista é histórica para Minas Gerais e reforça o protagonismo do estado na valorização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino da matemática.
Como parte do reconhecimento, os professores premiados participarão, em 2026, de um intercâmbio técnico de 15 dias na China, país que figura entre os líderes mundiais em desempenho educacional no ranking do Pisa. A experiência será realizada em Xangai, onde os docentes visitarão o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), mergulhando em metodologias e estratégias de ensino reconhecidas internacionalmente.
A olimpíada, idealizada por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), contou com mais de 1,2 mil professores inscritos em todo o país. O processo avaliativo foi rigoroso e envolveu etapas como uma prova de conhecimentos, apresentação de práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula e entrevistas com especialistas da área de educação. A proposta da OPMBr é destacar professores que, por meio de abordagens criativas e eficientes, conseguem engajar alunos em uma das disciplinas mais desafiadoras do currículo escolar.
Após o retorno do intercâmbio, os medalhistas mineiros serão convidados a ministrar workshops e formações para docentes de diversas regiões do Brasil, promovendo a troca de experiências e disseminação de boas práticas na educação matemática. A iniciativa surge como um importante contraponto ao desempenho brasileiro no Pisa, onde o país ocupa atualmente a 65ª colocação no ranking internacional de ensino de matemática.
Com esse resultado expressivo, Minas Gerais reafirma seu compromisso com a qualidade da educação e com a valorização dos profissionais que, em sala de aula, transformam a realidade de milhares de estudantes por meio da dedicação, criatividade e excelência no ensino.