top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas Gerais bate recorde histórico com mais de 100 mil novas empresas abertas em 2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 6 minutos
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Minas Gerais alcançou um dos resultados mais expressivos de sua história econômica. Entre janeiro e novembro de 2025, foram abertas 105.557 novas empresas no estado, um crescimento de 15,22% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 91.615 novos negócios. Os dados, divulgados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), representam o melhor desempenho desde o início da série histórica, em 2019.
O resultado é atribuído às ações de simplificação, inovação regulatória e estímulo ao empreendedorismo promovidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). Iniciativas como o Minas Livre para Crescer e o Novo Decreto Estadual de Liberdade Econômica contribuíram para a criação de um ambiente de negócios mais favorável, com instrumentos como a Aprovação Tácita Automatizada e a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco.
O acesso ao crédito também tem fortalecido esse cenário. Em 2025, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) alcançou R$ 4 bilhões em financiamentos em um único ano, o maior volume da história da instituição. Para a presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, ultrapassar a marca de 100 mil empresas abertas em um ano confirma que o estado avança ao investir em desburocratização e segurança jurídica para quem empreende.
Desde outubro, municípios com nível avançado no Minas Livre para Crescer passaram a operar com a Aprovação Tácita Automatizada. Atualmente, 121 serviços estaduais, distribuídos em 11 órgãos, podem ser aprovados automaticamente quando os prazos de análise são ultrapassados. Além disso, o número de atividades classificadas como de baixo risco, isentas de alvarás e outras licenças, foi ampliado de 730 para 945.
Os efeitos das medidas já são percebidos nos municípios. Em São João del-Rei, após a implantação do Redesim + Livre, o tempo de análise de viabilidade caiu de 1 dia e 9 horas, em 2024, para apenas 2 horas em 2025.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Vinícius Pereira, mais de dois mil alvarás foram dispensados para empresas de baixo risco, reduzindo a burocracia e fortalecendo a economia local.
Minas Gerais segue como o estado com maior adesão à liberdade econômica do país, com 586 municípios classificados como livres, sendo 121 apenas em 2025.
Dados do Mapa de Empresas do Governo Federal mostram que, entre os 25 municípios mineiros mais rápidos para a abertura de empresas, 19 adotam o Redesim + Livre. Nessas cidades, o tempo médio para abertura é de 8,8 horas, quase 50% menor que a média estadual, de 18,9 horas.

Fonte: Agência Minas

Gazeta de Varginha

bottom of page