top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prodemge lança selo de IA para soluções públicas

  • gazetadevarginhasi
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
O mundo digital exige, cada vez mais, transparência nas relações entre criadores e consumidores. Pensando nisso, a Prodemge se tornou a primeira empresa pública de tecnologia do país a lançar um selo de Inteligência Artificial (IA) para identificar soluções públicas desenvolvidas com o apoio dessa tecnologia.
A iniciativa foi apresentada pela primeira vez durante a 7ª Semana de Inovação –  Inova, e surge no momento em que se intensifica, em todo o mundo, a discussão sobre questões éticas que envolvem o uso da IA. O novo selo sinaliza aos usuários, de forma clara, quando há interação com Inteligência Artificial em alguma funcionalidade da solução ou quando o produto/conteúdo resultante de um comando foi gerado por essa tecnologia, visando dar transparência para o usuário nas soluções desenvolvidas pela companhia.
A princípio, a identificação estará presente nas soluções digitais da Prodemge, mas a intenção é ampliar o uso dentro do Governo de Minas.  “O selo representa o nosso compromisso com a ética e a integridade no uso responsável da IA reforçando a confiança dos clientes e dos cidadãos em nossas entregas”, comenta o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis.

Design
O projeto foi idealizado e desenvolvido pela Assessoria de Gestão Ágil (AGA) da Prodemge, que buscou integrar elementos da identidade visual da empresa ao ícone de IA amplamente reconhecido no mercado. Segundo explica o agile master e designer da AGA, Igor Tassini, a marca foi inspirada também nas práticas adotadas por grandes empresas de tecnologia, como Google, Adobe e Figma.
“O resultado é uma marca moderna, que traduz inovação, responsabilidade e alinhamento com as práticas globais de governança digital. Essa inovação traz transparência, segurança e uma melhor experiência para o usuário, principalmente em soluções públicas”, reforça a assessora de Gestão Ágil da Prodemge, Priscila Bellico.

Pelo mundo
No cenário global, a discussão sobre o uso ético e transparente da IA tem ganhado força. A União Europeia, por exemplo, aprovou o AI Act, que estabelece regras para rotulagem e divulgação de conteúdos e sistemas gerados por IA. Grandes empresas de tecnologia e redes sociais também adotam políticas para identificar conteúdos criados por IA, reforçando a necessidade de práticas claras e responsáveis num campo em rápida evolução.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page