top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Trump critica julgamento de Bolsonaro e chama processo de “caça às bruxas”

  • gazetadevarginhasi
  • 16 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura
Durante conversa com a imprensa em Washington no dia 15 de julho, antes de viajar para Pittsburgh, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender Jair Bolsonaro. Em resposta ao SBT, Trump criticou o processo judicial contra o ex-presidente brasileiro, classificando-o como uma “caça às bruxas”, e disse que “ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo”.
Trump ressaltou que conheceu muitos líderes mundiais, mas que Bolsonaro não é um homem desonesto. Segundo ele, o brasileiro “ama o povo do Brasil” e “lutou muito por eles”, mesmo quando precisou negociar acordos comerciais contra os EUA para beneficiar o Brasil. Ele ainda lamentou que Bolsonaro esteja sendo tratado de forma injusta e ressaltou que o conhece como um líder que representa milhões de brasileiros.
Questionado sobre a tarifa de 50% contra o Brasil, que entrará em vigor em 1º de agosto, Trump foi direto: “porque posso fazer. Ninguém poderia fazê-lo”, disse, argumentando que o objetivo maior é atrair empresas estrangeiras para construir em solo americano.
No mesmo dia, Trump anunciou um novo acordo com a Tailândia, que prevê isenção para produtos americanos no país asiático e taxação de 19% para importações tailandesas. Ele também comentou a inflação nos EUA, que atingiu 2,7% no ano, afirmando que está controlada e que o Federal Reserve deve reduzir os juros.
Apesar de criticar duramente o tratamento dado a Bolsonaro no Brasil, Trump não indicou se pretende reavaliar a tarifa imposta ao Brasil.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page