top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Vaqueirinho: conselheira tutelar revela diagnóstico e sonho do jovem que morreu após ataque de leoa

  • gazetadevarginhasi
  • há 5 horas
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
Gerson de Melo, conhecido como “Vaqueirinho”, de 19 anos, morreu no domingo (30) após entrar irregularmente na jaula de uma leoa no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa. Segundo a conselheira tutelar Verônica Oliveira, que acompanhava o jovem, ele tinha diagnóstico de esquizofrenia e sonhava viajar para a África para se tornar domador de leões — um desejo antigo, já relatado em atendimentos.
Vídeos gravados por visitantes mostram o momento em que Gerson acessa o recinto por uma área lateral e desce até uma árvore antes de ser atacado. Verônica afirmou que situações semelhantes já tinham ocorrido e lembrou que ele chegou a ser encontrado no trem de pouso de um avião, acreditando que chegaria à África. Ela relatou que o diagnóstico só foi formalizado quando Gerson entrou no sistema socioeducativo.
A conselheira diz acreditar que o jovem teve um surto e não compreendeu o risco. Para ela, houve falhas graves do poder público no atendimento e na garantia de acompanhamento de saúde mental. A história de Gerson era marcada por vulnerabilidade desde a infância: aos 10 anos, foi encontrado caminhando sozinho pela estrada após fugir de um abrigo. Ele e os quatro irmãos foram destinados à adoção, mas apenas ele não foi acolhido — processo que, segundo Verônica, expôs ainda mais sua fragilidade.
O laudo que apontou deficiência intelectual e transtorno de conduta só foi emitido em 2023, e recomendava assistência contínua. Ao longo da adolescência, Gerson foi apreendido várias vezes por infrações leves e relatava sentir segurança nas unidades socioeducativas, onde recebia medicação regular.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page